Entrevista com Glaucia J. de Menezes sobre o Curso de Arbitragem

05-02-2013 23:21

 

 

Nossa entrevistada de hoje é Glaucia Juliana de Menezes. Glaucia é namorada de Richard e acompanha o clube desde o início, mas começou a praticar em 2011 e nesse final de semana participo do curso de Arbitragem Nível 1, realizado em Balneário Camboriu, sendo a única menina do Brusque Rugby a participar do curso.

Entrevistamos a Glaucia, para saber sua opinião sobre o curso. Confira a entrevista a seguir:
 
 
Você foi ao curso com alguma expectativa? Essa expectativa foi alcançada?
Glaucia: Sim, fui ao curso com a expectativa de conhecer mais sobre as regras do rugby, tanto para me ajudar enquanto jogadora, quanto expectadora e também entender um pouco melhor toda a amplitude do papel de um árbitro dentro do jogo, a dificuldade de desempenhar esse papel e como fazer isso bem. Toda expectativa que eu tinha foi superada em muito pelo curso.

 

Qual sua avaliação a organização do curso?
Glaucia: O curso foi muito bem organizado de um modo geral, faltando somente pontualidade no cumprimento do cronograma (tanto no início, quanto no fim). No mais, todo o material estava bem organizado e a logística de tudo, muito bem feita. 
 
Qual sua avaliação quanto ao aprendizado que o curso proporcionou?
Glaucia: Todo o aprendizado foi de grande valia e de extrema importância, pois entender mais das regras do esporte, auxilia no entendimento dele como um todo. Em todos os aspectos, o curso foi muito proveitoso e proporcionou ensinamentos interessantes e úteis para a prática do rugby e mesmo da arbitragem.
 
Poderá ajudar sua equipe com o que aprendeu? Como?
Glaucia: Acredito que sim, repassando os ensinamentos a todos de modo que todos possam jogar cada vez mais com o conhecimento das regras, aproveitando-se delas para um melhor resultado dentro de campo. Além disso, reforçar os valores básicos do rugby, que às vezes acabam esquecidos, é muito importante.
 
Pretende prosseguir no aprendizado, fazendo os cursos de nível 2?
Glaucia: Sim, com toda a certeza. 
 
Você indicaria aos demais atletas da sua equipe o curso? Porque?
Glaucia: Sim! Acredito que todas as pessoas da equipe deveriam participar uma vez do treinamento para, além de entender melhor o rugby, entender melhor as dificuldades da arbitragem e como auxiliar o árbitro durante a partida (ou pelo menos como não atrapalhar). Muito mais do que as regras, os atletas deveriam participar do curso para reforçar os valores e os princípios do rugby, sendo assim um membro cada vez melhor na equipe.