CONHEÇA O RUGBY - PARTE 01

05-01-2011 22:40

INICIAMOS HOJE, UMA SÉRIE DE ARTIGOS QUE FALAM SOBRE RUGBY.

FALAREMOS SOBRE HISTÓRIA, REGRAS, ENFIM TUDO PARA VOCÊ CONHECER ESSE ESPORTE QUE NOS ENSINA MUITAS LIÇÕES.

 

 

Introdução 

 

 

Levar a bola para além da linha do gol adversário e apoiá-la contra o solo. Este é o objetivo do rugby, segundo maior esporte do mundo em número de praticantes (fica atrás apenas do futebol).  Os números do rugby realmente impressionam. A Rugby World Cup é o terceiro maior evento esportivo, atrás apenas dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo de Futebol.  E, assim como no futebol, os atletas-astros do rugby recebem salários astronômicos.

No rugby todas as atenções estão voltadas para a bola. O formato oval da mesma deixa o percurso do passe completamente imprevisível. No jogo é permitido correr com a bola, chutá-la e passá-la para um companheiro de equipe, porém, não é permitido passar a bola para a frente.

 

 

E já que estamos falando em companheiro de equipe vale ressaltar que o rugby é conhecido mundialmente como um “esporte de cavalheiros”. Engana-se quem imagina o rugby como um esporte no qual um monte de jogadores brutamontes trombam o tempo inteiro brigando por uma bola. O companheirismo e espírito de equipe é algo primordial para o bom desenvolvimento do jogo. E não estamos falando apenas dentro da mesma equipe. Um jogo de rugby amador costuma ter o que é conhecido como “terceiro tempo” -  os jogadores de ambas as equipes se reúnem no final do jogo para uma confraternização onde comemoram e comentam os lances da partida. Normalmente o terceiro tempo é bancado pelo time anfitrião.

É claro que este é um esporte onde há contato físico. Porém, o jogador só pode ser derrubado quando estiver com a bola, ou seja, é possível saber exatamente quando você irá parar no chão! Nem todos os jogadores de rugby são altos e fortes. Cada posição requer uma habilidade específica do jogador, como força, resistência, agilidade ou velocidade.

E a melhor notícia de todos os tempos para os amantes do rugby é que o esporte foi incluído oficialmente na lista dos esportes olímpicos e fará sua estreia justamente aqui, no Brasil, nos Jogos Olímpicos de 2016.


Então, já é hora de nos familiarizarmos com ele.