São José Rugby inova e cria departamento médico

26-07-2011 07:50

 

Referência nacional na conquista de inúmeros títulos nacionais e estuduais, na formação de novos atletas e por estar sempre com o maior número de jogadores em seleção brasileira

, o São José Rugby mais uma vez inova, ao ser a primeira equipe de Rugby do Brasil a criar um departamento médico oficial.

 
Para a formação do departamento médico, o clube contratou o Doutor Thomas Kurita que vem trabalhar com os fisioterapeutas André Polli

 Fujita e Andrea Paiva. O objetivo do novo trabalho é estruturar e desenvolver novos trabalhos dentro e fora dos campos com todos os atletas, desde as categorias de base até a equipe adulta. 
 
Com a vinda do Dr. Thomas outra grande conquista para o novo departamento médico, foram as novas parcerias com as empresas Quaglia e Plani. “Com o Quaglia teremos condições de realizar exames laboratoriais de triagem gratuitos em todos os atletas. Assim teremos condições de diagnosticar, investigar e tratar possíveis doenças, além da possibilidade da realização de exames periódicos”, salientou Dr. Thomas. 
 
A parceria com a Plani, com exames de imagem de última geração, vem trazer principalmente aos atletas que não possuem convênios médicos, a possibilidade de melhoria nos tratamentos de lesões osteo-musculares com mais agilidade. 
 
Dr. Thomas é formado pela Faculdade de Medicina de Santo Amaro (UNISA), serviu como médico na Aeronáutica (CTA – em São José dos Campos) pelo período de um ano depois de formado. Fez residência médica em Ortopedia e Traumatologia por três anos na cidade de Campinas. Em São José dos Campos especializou-se em joelho e atualmente está cursando pós-graduação em Medicina do Esporte em São Paulo. 
 
Abaixo segue alguns trechos de entrevista onde Dr. Thomas conta como conheceu e se apaixonou pelo Rugby, seus objetivos dentro do São José Rugby e também o que espera para a modalidade no Brasil.
 
- Como surgiu seu interesse em aceitar o desafiador e inovador compromisso com o São José Rugby?
Conheci o Rugby de São José em uma palestra ministrada pelo meu atual Chefe Dr. Carlos Faustino Cury, que já operou vários atletas do Clube. Nesta palestra também conheci o coordenador técnico Mauricio Coelho que me convidou para assistir no mesmo dia um jogo pela abertura do Campeonato Paulista. Desde então, acompanho os treinos e jogos de todas as categorias. Foi assim que surgiu o convite que aceitei como um novo desafio. Nosso objetivo é criar uma infraestrutura como as dos times de futebol profissional.
 
- Como você já vem acompanhando os jogos e torneios do São José Rugby. Qual sua visão com relação ao clube e com o Rugby brasileiro?
O clube do São José Rugby já possui uma grande infraestrutura. É lógico que ainda existem aspectos que limitam como a profissionalização de atletas e de estrutura física, mas tenho certeza que essas novas conquistas virão para melhorar o desenvolvimento dos atletas e dos projetos sociais. Sinto que ainda falta mais divulgação da modalidade pelos veículos de comunicação tanto na região, estado e também em território nacional.
 
Sendo uma modalidade Olímpica nas Olimpíadas de 2016, o Rugby Brasileiro poderia desenvolver projetos como o desenvolvido em São José na formação de Novos atletas nas Categorias de base. 
 
A presença de médico próprio nos clubes, no acompanhamento não apenas dos jogos, mas durante os treinos e atividades poderá e muito contribuir para o maior desenvolvimento do Rugby no Brasil e também na geração de novos talentos para o futuro. 
 
- Para finalizar quais são suas expectativas para o novo desafio?
Todo o projeto na área médica que está sendo desenvolvido no São José Rugby é voltado ao bem estar e saúde do atleta. Tendo como princípios: a prevenção de lesões, diagnóstico, tratamento, reabilitação e retorno ao esporte. 

Fonte: Blog do Rugby