Barbarians e finais da Aviva Premiership e RD Pro 12 agitam fim de semana

O final de semana será sensacional no rugby europeu. A Aviva Premiership (Campeonato Inglês) e o RaboDirect Pro12 (liga de Irlanda, Gales, Escócia e Itália) terão suas grandes finais no sábado e no domingo, respectivamente, ao passo que o Top 14 Orange francês entra em sua fase de mata-mata, com duelos na sexta-feira e no sábado.
No domingo, além da final do Pro12, o grande evento será o primeiro dos amistosos do meio do ano, com a Seleção Inglesa duelando com os tradicionais Barbarians, em Twickenham.
Para conferir quais eventos serão transmitidos para o Brasil, clique aqui. Os horários das transmissões foram atualizados, uma vez que alguns estavam incorretos na própria fonte.
Final da Aviva Premiership
A Inglaterra irá parar no sábado para acompanhar a grande final do Campeonato Inglês de Rugby. As 82,000 entradas do estádio de Twickenham foram esgotadas, e o público espera uma grande partida os tradicionais Harlequins, de Londres (do próprio bairro de Twickenham), que chegam pela primeira vez em sua história à final da Premiership, contra o Leicester Tigers, simplesmente o maior campeão do país, com incríveis 9 conquistas, que chega em 2012 à espantosa marca de oito finais consecutivas. No ano passado, os Tigers foram derrotados por um time londrino, o Saracens, com o qual também fez a final de 2010, quando conquistou seu último título. Curiosamente, desde 2008 as finais da Premiership vem sendo disputadas entre o Leicester Tigers e um time de Londres, com o London Irish sendo derrotado em 2009 e com o London Wasps se sagrando campeão em 2008.
Sábado, dia 26 de maio
11h00 (horário de Brasília) - Harlequins x Leicester Tigers, em Twickenham, Londres

![]()

Final do RaboDirect Pro12
No domingo, os irlandeses do Leinster poderão completar um temporada perfeita com dois títulos nas duas competições disputadas. Os campeões da Heineken Cup decidirão o título do RaboDirect Pro12 em casa, na Royal Dublin Society Arena, contra os galeses dos Ospreys, em jogo que marcará a despedida definitiva do ponta Shane Williams do time de Swansea.
O Leinster joga por incrível que parece para quebrar um tabu. A equipe de Dublin não conquista o Pro12 (ex-Liga Celta) desde 2008, quando bateu na final os galeses do Cardiff Blues. O Leinster chega à sua terceira final consecutiva na liga, tendo sido derrotado nas duas últimas finais: em 2011, pelo arquirrival Munster e, em 2010, justamente pelos Ospreys, e na própria Royal Dublin Society, sendo derrotado pelo time galês por 17 x 12. Se conquistar o título, o Leinster se igualará a Munster e Ospreys como o maior campeão da liga.
Os Ospreys lutam para se isolarem na condição de maior campeão do Por12/Liga Celta. O time galês já conquistou a competição em 3 oportunidades, e busca ao menos na liga se colocar acima dos irlandeses, uma vez que, na Heineken Cup, os Ospreys ainda não obtiveram sucesso, acumulando decepcionantes campanhas. Equipe da região de Neath e Swansea, considerada o coração do rugby do País de Gales, o time dos Ospreys busca pegar o embalo do grande momento da seleção nacional.
Domingo, dia 27 de maio
12h00 (horário de Brasilia) - Leinster x Ospreys, em Dublin

![]()

Barbarians x Inglaterra
A Inglaterra será a primeira das grandes seleções nacionais a iniciar sua temporada de amistosos, enfrentando os Barbarians em Twickenham. Os ingleses não contarão com os atletas de Harlequins e Leicester Tigers, envolvidos na final da Aviva Premiership, e não darão caps na partida (ou seja, não a considerarão oficial). O duelo é sempre muito aguardado por todos os rugbiers do mundo, e um jogo aberto e plástico é esperado.
Quem são os Barbarians? Os Barbarians, ou Baa-baas são um clube diferente: não possui campo ou elenco, e disputam somente amistosos. Trata-se de um time que faz convites a jogadores de todo o mundo em reconhecimento à boa conduta em campo e à esportividade. Para duelos contra os melhores times do mundo, os Baa-baas também convidam atletas de peso, e por isso são tidos como uma espécie de seleção internacional.
Na partida contra a Inglaterra, os Barbarians serão dirigidos pelo ex-All Black John Kirwan, que já escalou seu XV titular. Os destaques são as presenças dos ingleses Mike Tindall, Paul Sackey e Iain Balshaw, que se verão frente a frente com a seleção que se acostumaram a defender.
Domingo, dia 27 de maio
10h30 (horário de Brasilia) - Inglaterra x Barbarians, em Twickenham, Londres

![]()

Barbarians: 15 Mils Muliaina, 14 Paul Sackey, 13 Casey Laulala, 12 Mike Tindall, 11 Iain Balshaw, 10 Stephen Donald, 9 Rory Lawson, 8 Akapusi Qera, 7 Johnnie Beattie, 6 Ernst Joubert, 5 Anton van Zyl, 4 Mark Chisholm, 3 John Afoa, 2 John Smit (c), 1 Neemia Tialata.
Suplentes: 16 Benoit August, 17 Duncan Jones, 18 Pelu Taele, 19 Raphael Lakafia, 20 Jerome Fillol, 21 Felipe Contepomi, 22 Sailosi Tagicakibau.
Técnico: John Kirwan
Fonte: Portal do Rugby