Barbarians e finais da Aviva Premiership e RD Pro 12 agitam fim de semana

25-05-2012 12:55

 

Barbarians 2010

O final de semana será sensacional no rugby europeu. A Aviva Premiership (Campeonato Inglês) e o RaboDirect Pro12 (liga de Irlanda, Gales, Escócia e Itália) terão suas grandes finais no sábado e no domingo, respectivamente, ao passo que o Top 14 Orange francês entra em sua fase de mata-mata, com duelos na sexta-feira e no sábado.

No domingo, além da final do Pro12, o grande evento será o primeiro dos amistosos do meio do ano, com a Seleção Inglesa duelando com os tradicionais Barbarians, em Twickenham.

Para conferir quais eventos serão transmitidos para o Brasil, clique aqui. Os horários das transmissões foram atualizados, uma vez que alguns estavam incorretos na própria fonte.

 

Final da Aviva Premiership

A Inglaterra irá parar no sábado para acompanhar a grande final do Campeonato Inglês de Rugby. As 82,000 entradas do estádio de Twickenham foram esgotadas, e o público espera uma grande partida os tradicionais Harlequins, de Londres (do próprio bairro de Twickenham), que chegam pela primeira vez em sua história à final da Premiership, contra o Leicester Tigers, simplesmente o maior campeão do país, com incríveis 9 conquistas, que chega em 2012 à espantosa marca de oito finais consecutivas. No ano passado, os Tigers foram derrotados por um time londrino, o Saracens, com o qual também fez a final de 2010, quando conquistou seu último título. Curiosamente, desde 2008 as finais da Premiership vem sendo disputadas entre o Leicester Tigers e um time de Londres, com o London Irish sendo derrotado em 2009 e com o London Wasps se sagrando campeão em 2008.

 

Sábado, dia 26 de maio

11h00 (horário de Brasília) - Harlequins x Leicester Tigers, em Twickenham, Londres

harlequins hcversusleicester hc

 

Final do RaboDirect Pro12

No domingo, os irlandeses do Leinster poderão completar um temporada perfeita com dois títulos nas duas competições disputadas. Os campeões da Heineken Cup decidirão o título do RaboDirect Pro12 em casa, na Royal Dublin Society Arena, contra os galeses dos Ospreys, em jogo que marcará a despedida definitiva do ponta Shane Williams do time de Swansea.

O Leinster joga por incrível que parece para quebrar um tabu. A equipe de Dublin não conquista o Pro12 (ex-Liga Celta) desde 2008, quando bateu na final os galeses do Cardiff Blues. O Leinster chega à sua terceira final consecutiva na liga, tendo sido derrotado nas duas últimas finais: em 2011, pelo  arquirrival Munster e, em 2010, justamente pelos Ospreys, e na própria Royal Dublin Society, sendo derrotado pelo time galês por 17 x 12. Se conquistar o título, o Leinster se igualará a Munster e Ospreys como o maior campeão da liga.

Os Ospreys lutam para se isolarem na condição de maior campeão do Por12/Liga Celta. O time galês já conquistou a competição em 3 oportunidades, e busca ao menos na liga se colocar acima dos irlandeses, uma vez que, na Heineken Cup, os Ospreys ainda não obtiveram sucesso, acumulando decepcionantes campanhas. Equipe da região de Neath e Swansea, considerada o coração do rugby do País de Gales, o time dos Ospreys busca pegar o embalo do grande momento da seleção nacional.

 

Domingo, dia 27 de maio

12h00 (horário de Brasilia) - Leinster x Ospreys, em Dublin

leinster hcversusospreys hc

 

Barbarians x Inglaterra

A Inglaterra será a primeira das grandes seleções nacionais a iniciar sua temporada de amistosos, enfrentando os Barbarians em Twickenham. Os ingleses não contarão com os atletas de Harlequins e Leicester Tigers, envolvidos na final da Aviva Premiership, e não darão caps na partida (ou seja, não a considerarão oficial). O duelo é sempre muito aguardado por todos os rugbiers do mundo, e um jogo aberto e plástico é esperado.

Quem são os Barbarians? Os Barbarians, ou Baa-baas são um clube diferente: não possui campo ou elenco, e disputam somente amistosos. Trata-se de um time que faz convites a jogadores de todo o mundo em reconhecimento à boa conduta em campo e à esportividade. Para duelos contra os melhores times do mundo, os Baa-baas também convidam atletas de peso, e por isso são tidos como uma espécie de seleção internacional.

Na partida contra a Inglaterra, os Barbarians serão dirigidos pelo ex-All Black John Kirwan, que já escalou seu XV titular. Os destaques são as presenças dos ingleses Mike Tindall, Paul Sackey e Iain Balshaw, que se verão frente a frente com a seleção que se acostumaram a defender.

 

Domingo, dia 27 de maio

10h30 (horário de Brasilia) - Inglaterra x Barbarians, em Twickenham, Londres

RFU logoversusBarbarians copiar

 

Barbarians: 15 Mils Muliaina, 14 Paul Sackey, 13 Casey Laulala, 12 Mike Tindall, 11 Iain Balshaw, 10 Stephen Donald, 9 Rory Lawson, 8 Akapusi Qera, 7 Johnnie Beattie, 6 Ernst Joubert, 5 Anton van Zyl, 4 Mark Chisholm, 3 John Afoa, 2 John Smit (c), 1 Neemia Tialata.
Suplentes: 16 Benoit August, 17 Duncan Jones, 18 Pelu Taele, 19 Raphael Lakafia, 20 Jerome Fillol, 21 Felipe Contepomi, 22 Sailosi Tagicakibau.

Técnico: John Kirwan

 

Fonte: Portal do Rugby