“Lições de Liderança” por Colin Powell – parte 2

20-05-2011 08:34

 “O DIA EM QUE OS SOLDADOS NÃO MAIS LEVAREM OS PROBLEMAS ATÉ VOCÊ, É O DIA QUE DEIXOU DE LIDERÁ-LOS. ELES PERDERAM A CONFIANÇA DE QUE PODERÁ AJUDÁ-LOS OU CONCLUÍRAM QUE VOCÊ NÃO SE IMPORTA. AMBOS CASOS SÃO CONSIDERADOS FALHA DE LIDERANÇA.”

Se isso fosse um teste, a grande maioria dos CEOs falharia. Primeiramente, eles constroem muitas barreiras para à comunicação ascendente, que a própria idéia de alguém menor na hierarquia olhando para o líder, para ajudar, seria ridículo. Segundo, a cultura corporativa, muitas vezes, define-se o ato de pedir ajuda, como um sinal de fraqueza ou falha, então as pessoas “escondem” suas dúvidas, assim sofrendo tanto a organização como o empregado.

Líderes de verdade se fazem acessíveis e disponíveis. Eles mostram preocupação para os esforços e os desafios enfrentados pelos subordinados, mesmo com a alta demanda de tarefas. Assim, eles são mais propensos a criar um ambiente onde a análise do problema substitui a culpa.

“Liderança é a arte de realizar mais do que a ciência da gestão diz que é possível.”